Reabilitação geriátrica

FISIOTERAPIA NA TERCEIRA IDADE

Todo mundo já sabe que a população mundial está alcançando idades cada vez mais elevadas, inclusive no Brasil, que está deixando de ser aquele país de jovens que tanto se falava para ter uma população de idosos numerosa. Daí a fisioterapia geriátrica tem se tornado uma especialidade importante para acompanhar tal desenvolvimento. Bom seria se conseguíssemos envelhecer simplesmente, sem doenças. Sabemos que com bons hábitos tanto alimentares como físicos melhoram as chances de um envelhecer mais tranquilo.

Infelizmente muitas pessoas cursam esse período avançado da vida paralelamente com patologias, várias que limitam e ou debilitam o ser. Aí entram os profissionais que vão atuar em diversas áreas, com seus conhecimentos específicos, para proporcionar ao idoso doente, ou com sequelas de doenças, a melhor qualidade de vida possível, trazendo o mesmo para suas atividades da vida diária.

Na área de manutenção de reabilitação física, com o trabalho do fisioterapeuta tem sido possível não só a recuperação dos movimentos afetados, como também a manutenção das capacidades básicas , necessárias para as atividades do dia a dia. Esse aspecto do trabalho destes profissionais tem grande valor, desenvolvendo sempre novas técnicas de abordagem e de exercícios que abrangem desde atividades físicas ate atividades mentais de alto nível, atuando sobre as capacidades sensitivas e motoras do idoso. O risco maior de quedas e fraturas, a perda de memoria e de algumas habilidades podem receber do fisioterapeuta atenção detalhada, resultando em grande melhora de vida.

A fisioterapia atua junto a várias especialidades médicas, mas em especial a ortopedia e traumatologia tratando das doenças degenerativas e também nos pós-operatórios principalmente nas artroplastias de joelhos e quadris.

Fisioterapeuta Joao Carlos Giglioli Junior

Reabilitação geriátrica