Fisioterapia Motora

A grande maioria das lesões ortopédicas são tratadas sem cirurgia, e muitas com a necessidade do tratamento fisioterápico. Nas últimas décadas, a evolução dos profissionais fisioterapeutas foi marcante, e com isso o  desenvolvimento de novos métodos e técnicas terapêuticas surgiram. Por outro lado, a atuação do fisioterapeuta pode agravar uma lesão ou até causar a necessidade de realizar novamente uma cirurgia já realizada. Portanto dois fatores são fundamentais no tratamento fisioterápico:

  1. Realizar o tratamento com fisioterapeuta qualificado e experiente, conhecedor da terapêutica necessária;
  2. Uma boa comunicação entre o médico e o fisioterapeuta, pois cada caso tem particularidades que devem ser discutidas para o correto tratamento.

Devido ao fato de que muitas vezes estes dois itens citados não são respeitados, criam-se mitos e falsas considerações a respeito da importância e eficiência da fisioterapia motora no tratamento das lesões ortopédicas. Sem dúvida alguma, sabemos que a ação de um bom fisioterapeuta é fundamental para a cura de lesões e recuperações cirúrgicas, e também para a prevenção de lesões esportivas profissionais e recreacionais.

Cito acima alguns fisioterapeutas que trabalham em parceria comigo, e os mesmos prepararam conteúdos teóricos para enriquecer o conteúdo do site:

WhatsApp chat