Menisco Artificial

Uma pergunta frequente dos pacientes que sofrem lesão do menisco com necessidade de cirurgia para retirá-lo totalmente ou parcialmente, é se existe algum tipo de menisco artificial ou algo sintético para fazer a função do mesmo. Sabe-se que o menisco tem três importantes funções: absorção de impacto; estabilização da articulação e nutrição da cartilagem. Diversos tecidos artificiais já foram estudados e testados como meniscos artificiais, porém os resultados ainda são incertos.

 

Tive a oportunidade de acompanhar em novembro de 2015, a colocação de um menisco artificial (NUsurface® Meniscus Implant) no Brigham and Women’s Hospital, em Boston (EUA).

 

 

 

Na ocasião, conversei com o médico italiano que mais utilizou este implante, e também com um engenheiro da empresa que fabrica este menisco. Segundo eles, os resultados são promissores. Este implante começou a ser usado em 2008, portanto ainda não há seguimento a longo prazo. De qualquer forma, teremos que aguardar alguns anos para termos dados mais concretos sobre este tipo de menisco artificial, em relação a sua função e durabilidade.

Existem também meniscos artificiais que são integrados pelo nosso organismo, funcionando como “scaffolds” nos quais há a formação de tecido humano. Um exemplo deste tipo de menisco artificial é o Actifit® polyurethane meniscal scaffold, já bastante utilizado na Europa. Alguns dados publicados indicam resultados promissores, porém ainda muito se discute sobre real eficiência, satisfação dos pacientes e quem são os indivíduos indicados para a sua utilização. Infelizmente no momento (janeiro 2019), ainda não temos no Brasil meniscos artificiais disponíveis e liberados para uso pela ANVISA.

 

WhatsApp chat